Manual de Sobrevivência do Bixo

No começo da faculdade querendo entender como tudo funciona ou já no meio do curso mas ainda não sabe um detalhezinho? Esse manual foi elaborado pra você! Aproveite esse manual completo para sanar qualquer dúvida que tenha e, caso ainda fique com alguma, sinta-se a vontade para entrar em contato conosco!

 

Seja bem-vindo ao Insper!

                      Bom, sabe aquele velho discurso sobre os anos de faculdade serem os melhores da sua vida? Agora chegou o SEU momento! É agora que você vai ter a chance de ir nas melhores festas, viagens, palestras, jogos, participar de entidades, fazer grandes projetos e isso tudo com amigos que você irá levar por toda a vida! E só depende de VOCÊ fazer dessa experiência algo inesquecível, aproveite que está no Insper para se integrar totalmente à faculdade e às atividades que ela proporciona!

            Não se sintam mal com a brincadeira de “bixo burro”, mas todos nós brincamos com isso pelo fato de todos já termos sido “burros” ao entrarmos na faculdade, por simplesmente não sabermos de tudo o que se tem nela. Por isso, nós, do Diretório Acadêmico Insper, decidimos criar esse Manual para que vocês possam conhecer melhor as organizações estudantis, como funciona a faculdade e, obviamente, os mandamentos de como sobreviver no Insper, que você deve aprender muito bem.

            Além disso, saiba que nós, veteranos, não somos uns monstros (como nos filmes), estamos aqui para te ajudar, sejam com dicas de estudos, livros, provas antigas, mostrar o caminho para o bar da faculdade, etc. Estamos dispostos a colaborar.

 

Os dez mandamentos do Insper

1º Mandamento: Esqueça das suas notas da escola, se você era inteligente no colegial... Azar o seu! Todos que estão aqui também eram e, mesmo assim, há DP’s por todos os lados.

2º Mandamento: Você pode saber toda a matéria e ir mal na prova; enquanto que você pode saber nada da matéria e tirar dez na prova. E não se iluda se foi muito bem numa prova, se você para de se dedicar para essa matéria, é muito provável que você possa ir mal na próxima prova.

3º Mandamento: Você irá passar o dia na sua faculdade e não irá estudar o dia inteiro, por isso, se desenvolva nela! Faça parte de entidade e clubes, faça amigos e explore áreas que não estão na grade curricular.

4º Mandamento: Não importa tudo o que você prometeu quando passou no vestibular. Você irá às festas da faculdade. Você irá na “Tequilada” e “Insperina” seja para comemorar ou afogar as mágoas das provas, irá na “Monte Carlo” ter uma das melhores experiências da sua vida e irá torcer muito pelo Insper no “Econo”.

5º Mandamento: Não suba de um andar para o outro de elevador, isso é um mandamento e uma dica. Só pegue o elevador para mais subir ou descer mais de um andar.

6º Mandamento: Não deixe matéria acumular. Você tem tempo de sobra, portanto: estude, leia todos os textos que te pedirem, faça as listas e nunca estude tudo um dia antes...

7º Mandamento: Organização é o segredo para a sua formação acadêmica e pessoal. Planeje-se sempre com as suas tarefas, provas e trabalhos (principalmente os trabalhos, como eles são poucos no Insper, faça-os com cuidado e antecedência, eles irão salvar a sua pele).

8º Mandamento: Você irá frequentar o bar da sua faculdade – famoso Sujinhuús, não apenas às sextas-feiras, mas também nos intervalos de aulas, almoço. Se você não for amigo do Adilson, você não pode dizer que frequenta o bar com frequência.

9º Mandamento: 4 anos é o tempo mínimo para sair daqui e não o máximo. O Insper é difícil de entrar e mais difícil ainda para se sair. Conforme-se.

10º Mandamento: Se você não fizer nada disto durante seu tempo aqui, não fará mais na vida, portanto, curta essa nova fase e não pule etapas, você irá trabalhar por muitos anos e usar roupa social todos os dias. Então, aproveite esses anos, viva a vida, faça novos amigos, descubra novos hobbies e, o mais importante, seja sempre você mesmo! Dessa forma, quando você acabar a faculdade, perceberá que você viveu muito e juntou inúmeras experiências e que passou pela melhor época de toda a sua vida.

 

O Insper

          Muito bem, você está feliz porque foi aprovado no vestibular (óbvio), mas é bom saber que é mais difícil se formar no Insper do que entrar nele. Portanto, não se iluda e saiba que você ainda vai ralar bastante, mas acredite, compensa.

            Como você já deve saber, os cursos exploram a importância da análise numérica, na qual a maioria tem grande dificuldade, ou seja, ao trabalhar nesse ponto, o aluno estimula seu raciocínio lógico – e por incrível que pareça você vai descobrir que isso não é balela! Assim, o aluno aprende a ter noção da situação como um todo e não apenas pontual, além de adquirir um raciocínio lógico que permite tomar decisões mais rapidamente sem que os erros aumentem por isso. Sem considerar que ao trabalhar uma área na qual você tem dificuldade e superá-la, você se diferencia dos outros.

            Caso ainda não saibam, os três primeiros semestres de Administração e Economia fazem parte do ciclo comum. Em Engenharia, os três cursos seguem junto nos primeiros dois semestres. No 3˚ semestre a computação se separa da Mecânica e Mecatrônica, que seguem juntas por mais um ano, se separando no 5˚ semestre.    

 

D.P. – “Fique tranquilo, todo mundo pega”

          As tão faladas DP’s significam: dependência. Ou seja, naquelas matérias que você não conseguir tirar média maior ou igual a 5, você reprova e fica dependente naquela matéria. Isso mesmo, sem Exame, Provão, nada. Agora essa matéria é uma dependência sua e você terá que refazê-la no semestre seguinte (sem poder jogar para outros semestres).

            O problema é se você pegar DP da DP, ou seja, DP’ (leia-se: de-pê linha). No semestre seguinte você poderá cursar apenas as matérias em que você ficou de DP’ juntamente com as matérias que você ficou de DP, caso existam.

            Dica: Nas matérias do primeiro semestre, fique atento Cálculo I e Sistemas de Informação são as que mais reprovam, mas isso não significa que terá moleza nas outras! Em Cálculo, tome cuidado com erros de atenção e em SI estude e faça muitos exercícios do livro! E revise seu programa em VBA muitas, e quando dizemos muitas, são muitas vezes. Uma dica de Sistemas de Informação é garantir o máximo de nota na PI e antes dela, porque depois o curso dá uma enorme dificultada.

 

Código de Ética

            Ao fazer a matrícula, todo aluno assina o tal “Código de Ética” e se compromete com a faculdade em relação à honestidade, integridade e responsabilidade. Caso o aluno o desobedeça, correrá o risco de ser jubilado (expulso). Isso depende da gravidade da infração ou de uma terceira violação ao código de ética - duas são o limite

            Desrespeito aos funcionários e alunos, plágio da internet e “cola” estão inclusos. Ou seja, na faculdade, não faça o que sempre disseram para você não fazer. Nada que está no código é inovador, tudo lhe foi ensinado alguma vez na vida.

Reclamações

            Nossa faculdade dá espaço para que os alunos participem das decisões importantes a serem tomadas, a opinião dos alunos é sempre levada em consideração nas tomadas de decisão do próprio Insper. Muitas vezes por meio dos “Representantes de Sala” que tem função extremamente relevante perante o Diretório Acadêmico, levando as diferentes visões dos alunos para a diretoria. Por isso, todas as suas ideias são bem-vindas e sempre são ouvidas, basta você ter voz.

 

Avaliações

Por mais que seja um assunto ruim, é necessário. As notas do Insper são compostas por:

           

Administração/Economia

-Provas Intermediárias (PI): Acontecem no meio o semestre e geralmente possuem pesos entre 25% e 40%, tente garantir o máximo nessas provas, pois as matérias ainda estão relativamente fáceis e está tudo mais fresco na sua cabeça;

-Provas Finais (PF): Acontecem nas últimas semanas de aula, possuem pesos mais altos, entre 40% e 55%, são provas mais complexas e que exigem mais, pelo fato da matéria ter acumulado pelo semestre inteiro. Por isso, estude e não precise tirar notas muito altas nessas provas

-Quizzes e Provinhas: Garanta o máximo que puder nelas, geralmente acontecem mais de uma vez no semestre, antes das PI’s e PF’s, como uma forma de revisão da matéria, geralmente valem 5% e 10%


-APS*: Geralmente são trabalhos, valem entre 5% e 15%, eles são salvadores! Dediquem-se, pois, esses trabalhos além de servirem muito para aprender a matéria e desenvolver coisas que não são explicadas em aula, eles podem te ajudar muito para garantir nota.

 

Engenharias

-O sistema de avaliação dos cursos de engenharia é um pouco diferente: Para ser aprovado na matéria o aluno deve tanto possuir uma média aritmética igual ou superior a 5.0, quanto garantir um “C” em cada um dos conceitos que aquela matéria se propõe a analisar. Assim, não adianta garantir os pontos no início do semestre e “abandonar” a matéria depois!

Cada matéria possui uma distribuição diferente de notas, cada professor possui a sua didática e distribuição de notas;

-APS*: são bem diversificadas, muitas vezes são diagnósticos (exercícios, pequenos trabalhos, artigos científicos...)

        Nos primeiros semestres vocês terão mais projetos do que provas, dessa forma, você terá que abranger todos os quesitos de forma clara e correta, para que os conceitos que os professores exigem de você, sejam superiores a “C” para você ser aprovado. Isso já mostra que o Insper possui um aprendizado diferente e mais moderno com relação à Engenharia em si, mostrando que para se formar como um engenheiro(a), não é necessário apenas saber calcular.

 

*APS: Possui uma singularidade, se você não fizer nenhum deles no semestre, você está automaticamente de DP na matéria que você não fez nenhum APS.

 

Transporte

            Existem inúmeros estacionamentos nas redondezas do Insper, tente fechar o plano mensal (se for mais conveniente) para você não gastar tanto com isso. Para aqueles que moram perto, vir de bicicleta é uma ótima opção, uma vez que, no primeiro subsolo há um bicicletário e as ciclovias nas proximidades do Insper são de boa qualidade e seguras. 

            Para quem vem de transporte público, há muitas opções de ônibus nas proximidades, com linhas que passam pela Avenida Faria Lima e Santo Amaro. Para achar a melhor forma de chegar a sua faculdade, entrem no site da SPTrans clicando aqui.

sptrans.png

            Na mesma plataforma, é possível solicitar o bilhete de “Carteira Estudantil”. Para demais dúvidas entre em contato com o Atendimento ao aluno, para solicitar um requerimento da carteirinha.

 

Alimentação

            No quinto andar do prédio, há um restaurante com muitas opções para almoço e refeições ao longo do dia. Porém, para você não enjoar de lá, existem muitas opções nas redondezas da faculdade, que estão listados na imagem abaixo:

locais de almoço novo.png

             Os restaurantes mais frequentados são:

- Bar Sujinhuús, casa do famoso Frangolone e do Strogonoff com mais batata palha de São Paulo! localizado na R. Quatá, 486.

- Shopping Vila Olímpia com muitas opções de restaurantes – mas chegue cedo!

- Bullguer Vila Nova Conceição – localizado na Rua Diogo Jacome, 606

- Frutaria São Paulo – localizado na Av. Hélio Pellegrino, 100

- Restaurante América – localizado na Av. Hélio Pellegrino, 350

- Pavão Bar e Restaurante (Restaurante por quilo) – localizado na R. Fiandeiras, 535 – ao lado da Barbearia Corleone

- “Marronzinho”, onde você pode encontrar um dos melhores frango à parmegiana de São Paulo – localizado na Rua Quatá,  426

- “Laranjinha” (Bar e Lanchonete Quatá) – localizado na Rua Ribeirão Claro, 176

- Restaurante Santo Árabe – localizado na R. Ramos Batista, 393

- Restaurante Cidade Natural, um buffet por preço fixo (bebidas e sobremesa inclusas) – localizado na Avenida Doutor Cardoso de Melo, 694.

- Açai Original, localizado na R. Fiandeiras, 429

- Good 4 you, localizado R. Ribeirão claro, 401

- Quatá burguer, localizado na R. Quatá, 28

- Bistrô do espeto (espetinho para os íntimos), localizado R. Ribeirão, 309

- Padaria Imperial, localizada na Av. Hélio Pellegrino, 527

 

 

Plataformas

            Baixe no seu celular o aplicativo do BlackBoard, nele você tem acesso a tudo que os professores disponibilizam para você (notas, apresentações de Power Point, plano de aulas...). Nessa plataforma, você também poderá ver a sua sala. Cadastre o login e senha que você irá receber no e-mail dado no dia da matrícula.

Além disso, você pode acessá-lo no próprio site do Insper em: https://www.insper.edu.br/ > Alunos > Portal do Aluno > BlackBoard

           

             Outras plataformas utilizadas são o Webmail e o Aluno On-line, que também se encontram no Portal do aluno.

Webmail: encontram-se todos os e-mails que os professores e a diretoria do Insper te enviam, nele os professores avisam se a aula será cancelada, alguns eventos e oportunidades, fique sempre atento a ele.

Aluno On-Line: aqui você pode checar suas faltas, notas, índice de rendimento e também pode solicitar serviços como matrícula, prova substitutiva, carteirinha de transporte e entre outros.

 

No Facebook, as principais páginas e grupos a serem seguidos e adicionados são as listadas abaixo e todas as outras páginas das entidades que estão na seção “Organizações Estudantis”, basta clicar em “Adicionar” ou “Curtir” e ative as notificações das páginas para se manter atualizado:

 

paginas.png

Biblioteca

No térreo, logo na frente das catracas, se encontra a biblioteca. Nela você passará grande parte do seu tempo, usufruindo do espaço para fazer projetos e estudar para as provas. No fundo dela, há salas que chamamos de “aquários”, nas quais vocês podem estudar em grupo.

Esses aquários exigem, no mínimo, duas pessoas. Além disso, fique atento ao barulho, ao seu lixo e sinta-se à vontade para escrever pela salinha com os “canetões” emprestados da própria biblioteca. Não os utilize para entretenimento, como ver jogos de futebol, por ue outras pessoas querem aquele espaço para estudar e ele é muito concorrido, acredite. Dessa forma, o silêncio é importante para não atrapalhar ou incomodar os outros. Lembrando que, caso haja apenas uma pessoa na sala, ou ela esteja apenas com materiais deixados ali, o aquário está liberado para outros grupos usarem, segundo as regras.

Por fim, se você procura um local silencioso para fazer suas tarefas sozinhos, o Nerd Box (oficialmente chamado de Sala de Estudos Individuais) é o local que você certo. Ele está no 1º andar em frente ao elevador B.

 

Housing Insper

Esse assunto é de extremo interesse aos bixos de fora de São Paulo. O Housing Insper é um grupo no Facebook com o objetivo de facilitar a procura por um apartamento, desde a compra por um sozinho até um aluguel com outros alunos. Se você é um aluno nessa situação, não hesite em participar do grupo.

Além desse grupo, há os sites 4student e quintoAndar que tem outras oportunidades de locais para alugar.

 

Processo de Bolsas

As bolsas de estudo são concedidas pelo programa de bolsas, iniciado em 2004, destinado a jovens aprovados no vestibular e alunos cursando do 1º ao 3º período dos cursos de Administração e Economia que necessitam de apoio financeiro. Para solicitá-las ocorre um processo seletivo e, em seguida, o aluno se inscreve pelo Portal do Aluno > Curso > Bolsa de Estudos > Preencher o Formulário > Encaminhar os documentos solicitados e agendar a entrevista com o Programa de Bolsas.

Caso existam outras dúvidas, entrem em contato com o Multiinsper.

 

Dicas

- Guarde sua motivação inicial até as provas intermediárias, quando ocorrerá a “Tequilada” para afogar as mágoas e renovar as energias. A festa é numa terça-feira, e sim, você irá, pois no dia seguinte não tem aula.

- O Diretório Acadêmico está sempre em busca de alguns convênios e descontos com estabelecimentos próximos (alimentação, roupas e serviços), por isso, fique atento ao site e à página do Facebook para saber das novidades.

- Qualquer dúvida que tiver quanto ao curso ou à faculdade, você pode resolver no Atendimento ao Aluno. Eles respondem rapidamente e são sensíveis o suficiente para compreender o seu problema. Ou entre em contato com o D.A. pelo Facebook, afinal, quem melhor do que o próprio aluno para compreender outro aluno?

- Utilize ao máximo a Internet local, ela é rápida e está disponível em todo o prédio. Para acessá-la é só entrar no Wifi “Insper” e colocar seu login e senha.

- Não se esqueça de devolver os livros dentro do prazo, do contrário a multa é salgada. Qualquer dúvida sobre como fazer suas pesquisas peça ajuda aos simpáticos atendentes da biblioteca.

- Bixo, você vai receber um cartão de acesso para entrar na faculdade todos os dias, não o perca!

- Participe das entidades, veja o seu perfil e o perfil que você deseja conhecer e explorar.

- Estude, o Insper não é nada fácil e não tenha medo de pedir ajuda. Você possui professores com disponibilidade semanal para te ajudar, além de monitorias.

- Acesse as atividades complementares no site do Insper em:    https://www.insper.edu.br/portaldoaluno/ -> Graduação -> Curso -> Atividades Complementares. Não deixe para última hora ou para depois, pois as vagas são limitadas e acabam rapidamente. Além disso, estas atividades podem dar a vocês horas complementares, necessárias para concluir o curso.

- Você recebeu seu prisma durante a matrícula (“plaquinha” com o seu nome). Nunca se esqueça dele nas aulas, pois eles melhoram a comunicação entre o professor e o aluno, além de serem obrigatórios

 

            Bom... isso foi um pouco do que vocês terão que saber para os próximos anos da sua vida acadêmica, esperamos que vocês possam sempre contar com nós. O Diretório Acadêmico serve para representar e poder ajudar sempre que conseguir, você. Para demais dúvidas e perguntas, pergunte-nos nas redes sociais, pessoalmente ou pela plataforma de ouvidoria aqui do site!

 

Organizações Estudantis

Nós citamos inúmeras vezes as palavras “Entidades” e “Organizações Estudantis”, então, pra você que ficou curioso e quer saber o que elas fazem e desenvolvem... fizemos um pequeno resumo de cada uma delas, para que vocês já possam conhecer e escolher em quais delas você irá entrar neste ano.

 

Diretório Acadêmico Insper

DA - SIMPLES.jpg

            O Diretório Acadêmico Insper é a entidade que representa os alunos. Podemos definir nossa missão dessa forma simples, porém o desafio diário que temos para realizar essa missão é grande! Por isso precisamos de você, porque o nosso capital mais valioso são as pessoas que trabalham por essa entidade, são elas que fazem acontecer!

            O DA é divido em áreas que se assemelham a estrutura de uma empresa: Presidência, Financeiro, Acadêmico, Recursos Humanos, Marketing, Eventos, Produtos, Relações institucionais, Mídias e Captação de Recursos. Cada uma delas é responsável por um pedaço do trabalho para cumprir melhor a nossa missão. Trabalhando nelas, você vai poder aplicar um pouco do que você aprende em sala de aula e, além disso aprender coisas que a gente não sabe só estudando, vai começar o estágio mais bem preparado. Você vai ter o suporte tanto da gestão quando dos grupos de colaboradores para evoluir. Nós fazemos visitas técnicas, palestras e workshops, festas como a Monte Carlo, Insperina, Madrelisa e Tequilada, produtos como moletons e camisetas, vídeos tanto de cobertura de eventos quanto em parceria com outras entidades e o melhor clube de benefícios para os alunos não ficarem na mão nunca. Tudo isso, quem faz é você!

            No começo do semestre haverá uma apresentação para você, sobre como entrar nessa entidade, portanto fique atento nos nossos meios de comunicação:

Site: www.dainsper.com.br

E-mail: fale@dainsper.com.br  

Facebook: https://www.facebook.com/DAInsper/

 

GAS – Grupo de Ação Social

gas.png

 O que é o GAS Insper?

            O Grupo de Ação Social do Insper é uma organização estudantil responsável por desenvolver e organizar projetos que envolvem a prática de ações sociais. Temos por objetivo trazer aos alunos outras realidades, além de torná-los líderes socialmente responsáveis e ajudar o maior número de pessoas com qualidade. Nós temos diversos projetos que recebem e atingem pessoas de diversos perfis, são eles: Ambientar, Aulas Solidárias, Cursinho Insper, GAS Challenge, Informar, Integração Social, MUNdo Insper, Projetos Pontuais e Social Planning. Cada projeto tem um objetivo e uma personalidade diferentes, então com certeza vai ter um que é a sua cara!

Trote Solidário

            Esse é apenas um dos muitos eventos que o GAS organiza. Vai ser uma experiência única e vocês vão querer repetir com certeza! O trote consiste em passar o dia na Liga Solidária com crianças carentes, assim, vocês vão se divertir, distribuir sorrisos para as crianças e aprender muito nesse dia de alegria! Além disso vai ser o primeiro contato com as outras raposas, ou seja, veteranos e bixos que vão passar anos com você!

Como participar?

            Se você quer participar das ações do GAS, saiba que existem dois papéis bem diferentes: o membro e o voluntário. O membro do GAS é aquele que entrou na entidade através do processo seletivo e organiza as ações sociais! Já o voluntário é aquele que atua ativamente nos eventos de várias maneiras diferentes! Por exemplo, no Informar, o membro é responsável por reservar os notebooks para a aula de informática, divulgar as inscrições, etc. enquanto que o voluntário será aquele que dará a aula de informática para o aluno! Todos aprendem muito no processo e realmente é uma experiência que vale a pena, venha conhecer! Quer saber mais do processo seletivo? Quer saber mais dos projetos? Pergunte aos membros do GAS ou fique ligado na página do Facebook!

Instagram: https://www.instagram.com/gasinsper/

E-mail: gasinsper007@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/luizfelipegasinsper

 

Atlética

AAA.jpg

Fala bixarada!

           Se vocês gostam de praticar e falar sobre esportes, têm interesse em organizar e participar de boas festas ou simplesmente querem conhecer a melhor parte da faculdade: sejam mais do que bem-vindos à Atlética Insper!

           Ao longo do ano, organizamos treinos, campeonatos (como o tão esperado Economíadas), palestras e festas com o objetivo de fortalecer o nome e a comunidade Insper através do esporte!

           Você já entrou na melhor faculdade do Brasil, agora venha fazer os anos dentro dela valerem a pena com experiências incríveis além das salas de aula!

           Faça parte da nossa história e deixe seu legado dentro da comunidade Insper: junte-se à Atlética!

PS: esperamos vocês para primeira bagunça do ano na nossa tradicional “Toca”, logo após o Trote Solidário!

E-mail: aaainsper@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/AtleticaInsper

 

Bateria Imperial

bateria.jpg

            A Bateria Imperial é a entidade que vai te acompanhar nos melhores momentos da sua vida Insperiana, desde o seu trote de boas-vindas até a sua formatura. Estaremos tocando, pulando e gritando nas festas, nos jogos e nos corredores, com e por você.

            Além de estarmos presentes em diversas atividades em nome da faculdade, também temos alguns programas exclusivos, como campeonatos, ações sociais e até mesmo festas com o nosso melhor amigo, Adilson. E é claro, todos estão sempre convidados para participar dos ensaios.

Facebook: https://www.facebook.com/bateriaimperial/

*** No final do Manual anexamos as principais músicas para você já ir decorando para a “Toca da Raposa”, “Cervejada” e para o “Economíadas”.

 

Blockchain Insper

blockchain.png

        Você com certeza já ouviu falar do Bitcoin, porém, e a tecnologia por trás dele? O principal pilar do Bitcoin é o Blockchain, cadeia de blocos totalmente descentralizada que possibilitou um dos maiores avanços da tecnologia no século XXI. 

                   É para isto que estamos aqui bixarada, queremos fazer parte desta revolução, escrever o nome do Insper na história desta tecnologia. Somos a primeira entidade estudantil do Brasil voltada ao estudo do Blockchain e suas aplicações. Dentre nossas atividades estão eventos com os maiores nomes brasileiros do setor, produção de conteúdos de qualidade e grupos de estudos voltados a criação de business applications e as finanças por trás das criptomoedas. 

                   Se você quer estar a frente de todos, tem interesse em novas tecnologias e quer desafiar seus próprios limites, participe da Blockchain Insper. Somos a única organização estudantil que alia o conhecimento da tecnologia mais atual do momento com a possibilidade de entender o comportamento dos ativos financeiros que mais crescem no mundo. 

                   Se quiser saber mais sobre a tecnologia do Blockchain, o funcionamento da entidade e nosso processo seletivo, entre em contato!!

Facebook: https://www.facebook.com/BlockchainInsper/

Blog: https://medium.com/blockchain-insper

Site: http://blockchaininsper.com/

 

Consilium

Consilium.png

            O Consilium Insper é a entidade estudantil voltada ao estudo de política. Buscamos formar jovens que saibam encarar os problemas públicos de maneira inteligente e engajar a comunidade Insper nessa discussão.

            Nossos membros têm aulas sobre diversos assuntos ligados ao setor público, como educação, saúde, sistema partidário, finanças públicas e muitos outros. Além disso, são responsáveis por projetos como o Inspirar, conferência com grandes especialistas brasileiros, e o “Economédio”, que dá aulas de economia para alunos de Ensino Médio.

            Já colaboramos com artigos para portais como Folha de S. Paulo, Revista Época, Spotniks, Mercado Popular, Por quê?, Poder 360 e Solvay Student Review. Atualmente, prestamos consultoria para duas campanhas políticas, mas não temos nenhuma filiação partidária ou ideológica.

Email: consilium.insper@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100010043082554

 

Insper Jr. Consulting

jr.png

            A Insper Jr. Consulting é uma organização que busca simular o mundo corporativo de consultorias para os alunos de todos os cursos de graduação do Insper. Sendo a primeira experiência no mercado de trabalho para o aluno. A Insper Jr. oferece a oportunidade de trabalhar com clientes reais como uma consultoria estratégica antes mesmo da possibilidade do estágio.    

            Agora em 2018, o aluno pode prestar o processo seletivo a partir do segundo semestre da faculdade, para entrar como trainee. A partir do terceiro semestre, o aluno já entra como consultor. Cada consultor realiza um ou mais projetos externos, que desenvolvem tanto soft skills como comunicação e relacionamento, como hard skills, conteúdos técnicos aprendidos nas aulas ou nas 200h de capacitação, cursos antes do início das aulas fornecidos pela empresa para tornarem os alunos ainda mais capacitados a realizar estes projetos.

            Na Insper Jr você pode ter sua primeira experiência de mercado profissional, composta por apenas alunos de graduação que buscam se desenvolver e preparar da melhor forma para ser ótimos profissionais, agregando ainda mais à vivência Insper. A Insper Jr Consulting gostaria de parabenizá-los pela aprovação no vestibular e os convida para o Jr 360, evento no início do semestre para explicarmos mais sobre o dia a dia do consultor.

Email: insperjr@insperjr.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/insperjr/

InFinance

infinance.jpg

Caros bixos, sejam muito bem-vindos!

            O InFinance é a liga de mercado financeiro do Insper. Nosso objetivo é ser a ponte entre o mercado financeiro e o Insper. A partir disso, buscamos capacitar e aproximar nossos membros ao mercado financeiro e contamos com o auxílio das principais instituições financeiras, como Itaú BBA, BTG Pactual, Constellation, entre outras.

            Além das atividades realizadas internamente, promovemos eventos para toda a Comunidade Insper, como palestras e debates com grandes figuras do mercado.

            Para fazer parte do InFinance, você não precisa possuir nenhum conhecimento prévio sobre mercado financeiro, basta ter interesse e vontade de aprender sobre nossa área. Nosso processo seletivo envolve 3 etapas, uma prova de lógica e atualidades, uma dinâmica em grupo e uma entrevista. Após sua aprovação você fará parte do nosso programa de trainee, no qual você terá uma série de aulas sobre diversos tópicos do mercado financeiro e poderá aprender sobre o assunto com uma maior profundidade e também iremos te conhecer melhor.

            Qualquer outra dúvida ou curiosidade que você tiver, não deixe de nos procurar na nossa salinha no 7º andar logo na frente do elevador!

Email: infinance@insper.edu.br

Facebook: www.facebook.com/infinance.insper/

Site: www.infinance.club

Vega Cultural

vega.png

            Entrou na melhor faculdade do Brasil, mas e agora? Como lidar com a ansiedade de descobrir tudo sobre seu curso, mas ainda sentir que quer algo além da sala de aula. Você quer descobrir o mundo. Quer olhar o mundo a sua volta e entendê-lo.

O mundo das artes sempre te pareceu algo legal, intrigante e misterioso. Músicas, filmes, livros, pinturas, teatro; sempre houve aquela voz sutil, dentro de você, que queria entender mais o valor de tudo.

            Por outro lado, você também tem outra certeza: Quero ser um bom profissional! Quero ser bem-sucedido. Quero ser capaz de resolver qualquer desafio que a vida profissional me apresente.

           Se você se identifica com as descrições acima, você, de uma forma ou de outra, se identifica com a VEGA Cultural.

           Fundada no início de 2017, buscamos oferecer uma base cultural completa com aulas, saídas e projetos que estimule o raciocínio do aluno Insper e seja uma ferramenta na sua vida pessoal e profissional, unindo o lazer e as artes à economia, administração e engenharia. Nossa entidade é movida pela motivação de nossos membros, o que possibilita que quaisquer ideias possam se aflorar e crescer.

            Todos os novos alunos estão convidados para fazer parte dessa experiência! Sinta-se a vontade para conversar com qualquer membro da VEGA Cultural. Estaremos sempre de braços e corações abertos.

E-mail: vegacultural.insper@gmail.com

Facebook: https://m.facebook.com/vegaculturalinsper/

 

Enactus

enactus.jpg

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, que, a partir de uma comunidade composta de estudantes, acadêmicos e líderes de negócios, incentiva os alunos a fazerem um mundo melhor e mais sustentável. Os estudantes da Enactus, com o auxílio de professores e empresários, realizam projetos que empoderam a sociedade, independente do seu tamanho.

No Insper, a Enactus nasceu em 2015 e realizou diversos projetos, com um deles de reconhecimento internacional: a Renovatio. Hoje, devido às suas enormes proporções, a ONG não faz mais parte do Insper, mas continua exercendo suas atividades.

Os membros da entidade acreditam que o que fazem pode gerar grande impacto na vida das pessoas e suas comunidades, incentivando o progresso do país. Acreditam, ainda, que podem mudar o mundo, através da dedicação de equipe em projetos sociais.

E-mail: enactusinsper10@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/EnactusInsper/

 

Coletivo Feminista

coletivo.png

            O Coletivo Feminista Marianne Ferber foi criado em 2015 com o objetivo de trazer uma maior igualdade dentro do Insper. Já organizamos diversos eventos como palestras e ativações. Estamos presentes nas festas do Insper com nosso ponto de apoio, para qualquer problema que possa ocorrer. Nosso objetivo esse semestre é tornar o coletivo mais presente na comunidade Insper, e para isso contamos com a ajuda de vocês!

E-mail: coletivomarianneferber@outlook.com

Facebook: www.facebook.com/coletivoinsper

 

Inspride

pride.jpg

            Olá, sejam bem-vindxs ao Insper!

            Nós somos o Coletivo LGBT do Insper, e temos o intuito de trazer o debate da questão LGBT para dentro da faculdade. Queremos criar um ambiente mais amigável e acolhedor, onde todxs se sintam à vontade para serem quem são e se desenvolverem da melhor maneira enquanto estiverem no Insper.

            Atuamos de duas formas: uma voltada para os membros do coletivo, buscando aproximá-los de profissionais LGBT atuantes no mercado e de empresas que apoiam a causa. E outra que tem como objetivo levar para o Insper o tema LGBT por meio de palestras e debates abertos a todos. Além disso, temos um grupo voltado para os membros, onde compartilhamos experiências e damos apoio caso necessário.

            Caso você seja um membro LGBT da Comunidade Insper e queira fazer parte do coletivo, fique a vontade para mandar uma mensagem ou e-mail pra gente, ou preencher o nosso formulário para que nós entremos em contato com você.

E-mail: insperlgbt@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/LGBTInsper/

 

Fox Baja

foxbaja.jpg

            O Fox Baja é uma organização estudantil que tem como objetivo o desenvolvimento do projeto de um veículo off-road para competir no desafio: Baja SAE. O desenvolvimento do projeto se dá em diversas áreas de engenharia, mas também de administração e gerenciamento de projeto. Nossa primeira participação na competição nacional ocorrerá entre os dias 22 e 25 de fevereiro em São José dos Campos, venham torcer por nós!

            Nossa organização é dividida em dois núcleos: administrativo e projetos. O Núcleo Administrativo é dividido em marketing, captação de recursos, financeiro e RH. Pelo fato de o Baja ser uma organização estudantil nova no Insper, os alunos nesse núcleo estão tendo a oportunidade de, assim como em startups, desenvolver e organizar do zero cada uma das áreas citadas. O Núcleo de Projetos é responsável pela pesquisa e desenvolvimento do veículo Baja em áreas da engenharia como mecânica, dinâmica veicular, simulação, elétrica e outras.

            Venha conversar com a gente e conhecer a nossa oficina e escritório no primeiro subsolo do campus do Insper logo na frente do TechLab!

E-mail: bajainsper@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/insperbaja

 

AIESEC Insper

aiesec.png

O que é a AIESEC?

            A AIESEC é uma organização estudantil internacional, presente em mais de 120 países, que tem como foco desenvolver habilidades de liderança em jovens de 18 a 30 anos. Queremos formar líderes com as habilidades técnicas e interpessoais bem desenvolvidas necessárias para assumir cargos demandantes!

Como fazemos isso?

            Promovendo intercâmbios profissionais e sociais para esses jovens. Com isso, tiramos o jovem da sua zona de conforto, e o colocamos para realizar um projeto (dentro de uma empresa, startup ou ONG) em outros países (com o suporte e acompanhamento dos membros da AIESEC).

Posso ser membro da AIESEC?

            Além disso, o estudante também pode ser um membro da AIESEC. Como membro, ele irá trabalhar para fornecer as oportunidades de projetos de intercâmbio. Um membro da AIESEC é constantemente desafiado a puxar suas habilidades de liderança ao extremo: define e corre atrás de metas, trabalha em time o tempo todo, apresenta seus resultados em público, elabora relatórios, vende nossos produtos, analisa nossos resultados, participa de conferências locais, nacionais e internacionais, sobe de membro para cargos de liderança (líder de time, diretor, presidente, etc..), participa de uma rede de contatos nacional e internacional (com mais de 45 mil membros ao redor do mundo), viaja em nossos intercâmbios, entre outros. Todas essas experiências fazem com que o jovem desenvolva as habilidades de liderança necessários que são demandados pelo mercado.

 Site: http://aiesec.org.br/

E-mail: nassim.ghosn@aiesec.net

Facebook: https://www.facebook.com/AIESECinBrazil/

 

Bem gasto

bemgasto.jpg

            O Bem Gasto é um projeto sem fins lucrativos que busca ajudar pessoas a administrarem melhor a sua renda dando dicas de orçamento familiar, esclarecendo como funcionam as diferentes formas de se usar o dinheiro e traçando estratégias de negociação.

            O público do projeto é composto por jovens e adultos. Na tentativa de envolver esse público e de mostrar a importância e aplicabilidade do que é exposto nas aulas, são feitas discussões de casos cotidianos nas quais todos podem falar livremente, expondo suas dúvidas e dando sugestões. Desta forma, os encontros têm uma parte expositiva e outra interativa. É valido ressaltar que, se for necessário, os professores abordam matemática básica para melhor aprendizado dos alunos. Assim, o conhecimento específico não é um pré-requisito.

            O objetivo não é que as pessoas gastem menos e sim que gastem de forma mais consciente, por isso “bem gasto”. Também não exaltamos o consumismo. Ainda no aspecto ideológico, não emitimos julgamento acerca das prioridades financeiras escolhidas por cada um. Consideramos isso uma decisão pessoal.

            O projeto surgiu como uma tentativa de mostrar para as pessoas que é possível ter pensamento financeiro a longo prazo mesmo com baixa renda. É possível atingir muitos sonhos que custam caro. Queremos ajudar outros a atingir esses sonhos.

            Nossa visão traduz a representação de nosso sonho: “Mudar o mundo através da educação financeira”.

Site: https://www.bemgasto.org/

E-mail: projetobemgasto@outlook.com

Facebook: https://www.facebook.com/projetobemgasto/

 

Design Challenge

design challenge.jpg

            Nós do Design Challenge ajudamos o desenvolvimento de projetos e iniciativas estudantis com impacto interno na instituição Insper ou externo de âmbito social, nos vemos como uma aceleradora de ideias.

            Somos responsáveis por iniciar projetos como TechEdu, responsável por ensinar e orientar dezenas de alunos de ensino médio público que recebem uma iniciação de tecnologia e empreendedorismo pelos próprios alunos e por profissionais convidados, também realizamos projetos como o Pedala Insper, responsável por incentivar a utilização de bicicletas no Insper, o GreenInsper, que tem como objetivo representar o interesse dos alunos em mudanças ambientais e "verdes" no campus da faculdade, além de auxiliar a instituição com o desenvolvimento e realização de atividades como o desafio de design da Segunda Fase do Vestibular, que eu tenho certeza que todos vocês lembram.

            Como vocês podem perceber somos um grupo muito eclético que busca constante novos desafios e novos alunos engajados e interessados em realizar suas ideias. Venha inovar conosco!

Facebook: https://www.facebook.com/design.challenge.insper/

 

AgroInsper

agroinsper.jpg

            Nós da AgroInsper temos como objetivo aproximar o aluno Insper ao Agronegócio brasileiro através de mentorias, estudos, eventos, palestras e visitas de campo.

            A entidade foi criada no primeiro semestre de 2017 e atualmente possui 20 membros que se dividem de acordo com seu interesse, realizando funções dentro da entidade, que podem ser: Organização de mentorias e eventos; estruturação da entidade; RH, entre outros. Nosso processo seletivo será iniciado nos primeiros 30 dias de aula, esperamos todos que se interessem por Agronegócio!

            Estamos à disposição para responder qualquer dúvida sobre a entidade.

E-mail: agroinsper@insper.edu.br

Facebook: facebook.com/agroinsper

 

InsperLiber

liber.jpg

            O Insper Liber é uma organização estudantil que consiste em um grupo de estudos em economia, filosofia e ciência política. Nosso objetivo é deslocar a janela do debate para o caminho da liberdade.

            Nossa atividade principal consiste em encontros regulares nos quais realizamos um debate acadêmico em cima da leitura prévia. Toda leitura segue um cronograma pré-estabelecido que foi desenvolvido com a ajuda de grandes acadêmicos e outros grupos de estudos pelo Brasil afora

            Ao longo do semestre, nos envolvemos também com outros projetos. Entre eles, organizamos palestras, painéis, debates, atividades complementares ou até iniciativas em empreendedorismo social.

            Sejam muito bem-vindos ao Insper. Aproveitem esse valioso sentimento de pertencimento para se envolverem cada vez mais com a nossa comunidade. No entanto, mantenham sempre o senso crítico! Não aceitem tudo que é ensinado como sendo a verdade absoluta e lembrem-se sempre: antes de discutir e debater políticas públicas, é preciso questionar o poder político.

Email: insper.liber@gmail.com

Facebook: facebook.com/InsperLiber

 

InsperPost

post.jpg

           

O Insper Post é a entidade de comunicação do Insper. Responsável pela produção da revista dos estudantes, tem como objetivo ser um espaço para a disseminação de conteúdo, além de revelar o que acontece aqui dentro de acordo com a nossa visão.

Também estimula o desenvolvimento da prática escrita e colabora para a formação intelectual de todos. Todo semestre é lançado uma edição da revista, feita inteiramente pelos alunos do Insper, afim de instigar a discussão de assuntos mundiais e também apresentar nossa visão sobre assuntos da própria faculdade.

Além da produção da revista, contamos com uma parte administrativa da entidade, composta por financeiro (captação de recursos e contatos com terceiros) e marketing (responsável pela divulgação da revista e também desenvolvimento).

E-mail: insperpost@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/InsperPost

 

Liga de Empreendedores

liga.jpg

            A Liga de Empreendedores Insper é pequeno grupo de alunos da graduação que decidiram não esperar o termino da faculdade para correr atrás dos seus sonhos de abrir o próprio negócio.
            O objetivo da Liga é conectar os empreendedores do Insper e, juntos, aprimorar os nossos negócios com trocas de experiências dentro do grupo e mentorias com grandes empresários de todos os ramos, como Jorge Paulo Lemann, Abilio Diniz, Claudio Haddad, André Street, entre outros.
            O principal impacto que queremos causar é, juntos, ajudar com que os alunos empreendedores tenham sucesso e assim construam o futuro do Brasil, trazendo para o Insper o reconhecimento merecido pela sua formação de excelência.
            Para os alunos que empreendem ou pretendem abrir um negócio, entrar na Liga de Empreendedores é uma oportunidade que muda a vida das pessoas. Para isso, fazemos um processo seletivo interno para que gere uma rotatividade, abrindo oportunidades para novos alunos fazerem parte do grupo a partir do nosso processo seletivo no início de cada semestre.
            Qualquer dúvida, basta entrar em contato por e-mail ou nossa página no Facebook.

E-mail: ligadeempreendedoresinsper@gmail.com


Facebook: www.facebook.com.br/ligadeempreendedoresinsper

 

Insper Sports Business

insper SB.jpg

            Oi Raposa, nós somos o Insper Sports Business e assim como vocês, somos novos aqui! Nossa entidade consiste em análise de casos esportivos de clubes e empresas relacionadas, capacitação de alunos que se interessam pelo mercado esportivo, consultoria para o mercado e eventos esportivos, como palestras com nomes renomados, visitas a empresas e times e por fim, nossa produção interna de conteúdo através de um grupo de pesquisa. Estamos abertos a novas ideias apaixonadas e necessitamos de vocês, bixarada, para compor esse time de campeões!

Email: INSPERsb@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/inspersb

 

Insper Mad Fox

mad fox.png

O Insper Mad Fox é uma organização criada pelos alunos com o objetivo de promover e incentivar os e-Sports dentro da comunidade Insper, integrando alunos de diferentes cursos. Atualmente contamos com line-ups de League Of Legends e CS:GO participando do Torneio Universitário de e-Sports (TUES). Também temos grupos para jogadores de outras modalidades, como Hearthstone, Clash Royale, FIFA, Dota, PUBG, Smash, Rainbow Six, Overwatch e outros jogos competitivos. Pretendemos realizar diversos campeonatos, tanto internos como externos (com outras faculdades), ao longo do ano com o intuito de estimular a interação entre a comunidade universitária de e-Sports, além de palestras e eventos voltados para a área esportes eletronicos.  #gocrazygomad.

Email: guilhermefc5@al.insper.edu.br

 

GreenInsper

greeninsper.jpg

O Green Insper é uma entidade que se preocupa em melhorar a vivência do aluno Insper na faculdade, sobretudo no que diz respeito a questões de sustentabilidade. Somos então responsáveis por criar intervenções e soluções criativas  e ecológicas para  problemas recorrentes dentro da realidade acadêmica. Nossos membros são pessoas engajadas, dispostas a ouvir e criar ideias, trabalhando em grupo para mudar e otimizar da melhor maneira possível o ambiente da faculdade. Acreditamos que mesmo a mais singela mudança de atitude pode impactar significativamente o futuro de algo ou de alguém. É esperado que nossas intervenções incentivem o aluno a mudar sua maneira de ver o mundo e que ele possa expandir esse pensamento sustentável para além da faculdade.

 Facebook: https://www.facebook.com/greeninsper/

 

Anexo

Raposa Loka

Raposa Loka chegou pra causar!

Looooka, loka loka loka loka,

RAPOSA LOKA! (347x)

 

Insper Meu Grande Amor

Queria ser raposa e não temer o adversário,

Queria seu troféu pra ficar lá no nosso armário,

FEA e GV…. Querem ser INSPER!!

Eu to na parte nobre

Num prédio da Vila Olímpia,

Você todo fudido,

Prédio velho, Bela Vista

Quem é GV???? Eu sou INSPER!

Na USP… Só bixo-grilo, retardado e gente otária,

Na GV, eles só formam estagiário!

Mackenzie burro é você , estuda o abcedário e na facul aprende a ler!

E na PUC…. Só gente lixo, maconheiro e traficante,

ESPM acha que é importante…

Da Unicamp nem lembrei, não quero nada com você.

Sai fora, agora.

E o INSPER é meu grande amor! (ôôô , ôôô!)

Eu sei que sou raposa loka-a, ka-a

E aí então, quem é o campeão

Você olha pra mim e tem medo.

E o INSPER é meu grande amor! (ôôô , ôôô!)

Eu sei que sou raposa loka-a, ka-a

Meu coração é rubro negro….

Eu vou sempre te amar!

 

Diretório Acadêmico Insper

2018.2